sábado, 9 de outubro de 2010

Renata Ingrata vai ao médico

Cuidar da saúde é sempre bom, não? Mas dá uma puta preguiça de ir atrás, ainda mais quando se depende do Sistema Público de Saúde. O prazo mínimo para qualquer coisa é de 30 dias. Até lá imagina quanta gente não morre ou entra em estado terminal...

Hoje eu tive uma consulta no endócrino. Eu sei que hoje é sábado, mas os AMAs funcionam de sábado até ás 19hs! Isso é ótimo, tem muito menos gente e o atendimento é consideravelmente mais rápido.

A médica, Dra Sonata Fernandes (juro por Deus que esse é o nome dela de verdade), toda magra e com um volume de voz alguns decibéis mais alto do que o agradável para uma conversação em um consultório pequeno, me fez uma série de perguntas básicas antes de olhar meu exame de sangue.

Idade: 23
Altura: 1,69
Peso: 64,7kg
Última menstruação: dia 10 de Setembro
Toma pílula: Não

"Não toma pílula?!"

A doutora parou quando chegou nessa pergunta e num tonto de desagrado perguntou: E o que você faz para não engravidar?

Eu estava esperando ela começar a me dar um sermão e a falar sobre DST também. Enfim...

Não deu tempo nem de rolar aquele segundo de silencio constrangedor, quando dei por mim já estava falando: Não faço sexo.

A expressão dela foi algo precioso de se ver, algo entre incredulidade e surpresa. Estava na cara que não acreditou em mim.

Ela me olhou por cima dos óculos e foi como se eu pudesse ouvir seus pensamentos: você acha que eu vou acreditar que com esse olhos verdes, esse cabelo bom e esse corpo, você não transa? Com ninguém? Nunca?

Quando ela voltou seus olhos questionadores para o prontuário eu disse: Sério, eu não tenho relação sexual a mais de dois anos.

Depois dessa a médica bufou, baixinho, mas bufou de verdade, e continuou a escrever. O que ela escreveu não faço ideia, porque a letra dela era medonha.

Ela fez mais algumas perguntas:

Bebe? Não
Fuma? Não
Faz exercícios físicos? Sim, faço academia, musculação.

Acho que minhas respostas apenas aumentaram a incredulidade dela.

Para algumas perguntas eu não tinha resposta, porque a primeira vez que eu fui em um endócrino eu tinha 16 anos, e quem cuidava da minha saúde era minha mãe. Eu lembro que tive que fazer vários exames na época, inclusive um onde enfiaram uma agulha no meu pescoço. Mas sobre resultados de exames e diagnósticos não lembro de nada, porque "a minha mãe cuidava do assunto", e aos 16 anos isso bastava. Mas agora que eu estou cuidando de mim mesma os médicos ficam me dando sermão e dizendo que eu deveria saber.

Uma merda. Continuando...

A Dra Sonata deu uma olhada rápida no meu exame de sangue, que esta com quase todos os valores dobrados além do limite de referencia, e disse:

"É, a sua tireoide não funciona mais, esta morta. E você tem hipotireoidismo."

Simples assim, sem eufemismos. Arrancou o banddaid de uma vez sem nem avisar. Depois ela fez mais perguntas e por fim apalpou meu pescoço com seus dedos gelados.

"Totalmente desregular, o que junto do exame de TSH confirma o diagnóstico."

OK então doutora, e agora?

Ela me deu vários papéis, duas guias para novos exames de sangue e um ultrasom, um papel de retorno para Dezembro e uma receita do remédio que eu vou tomar para o resto da vida, e ela fez questão de repetir essa parte duas vezes.

"Esse remédio você vai tomar para o resto da vida, entendeu?"

Sim doutora.

"Todos os dias pela manhã, para o resto da vida, OK?"

Sim doutora.


Isso é só o começo, ainda tem o dermatologista (medicina alternativa o meu c*, vou procurar alguém com CRM que me prescreva remédios de verdade) e o dentista.

Meu final de ano vai ser cheio. Cheio de exames e consultas.

15 comentários:

Unknown disse...

Tive recentemente a infelicidade de ter uma consulta com esta médica dra Sonata Matheus Fernandes, grossa mau educada,me atendeu de costas fez um auto exame de tireoide q nem o nariz dela,não perguntou meu historico acha que todas as pessoas gordinhas são gordas pq come demais, me senti um lixo, ela não sabe o que é ética profissional.
Estava distribuindo a mesma dieta para seus pacientes como se estivesse distribuindo folheto nas ruas.
Esta médica tem o dever de tratar bem seus pacientes como eles merecem, com dignidade e respeito, vc não é melhor do que ninguém Dra Sonata.

Não recomendo de jeito nenhum

Beta disse...

Bom saber, tinha marcado uma consulta com ela na Policlinica, perto da USP.... não quero passar por isso de novo, tive uma pessima experiencia com um endocrino que receitou remédio pra eu emagrecer e peso 57kg, acho desnecessário. O nome dele é Dr.Arthur Rodrigues (CRM 50941)

Unknown disse...

Ontem fui nesta medica dr.asonata....

sério nunca mais volto lá, ela é porra louca, é anti ética, fala de outros medicos como se ela fosse a dona da situação. não gostei, fora que ela me passou uma dieta muito superficial e muito vaga.

não recomendo a Dra. Sonata.

Alpha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alpha disse...

Passei no consultório dessa médica (se é que pode assim se denominar). SONATA MATHEUS FERNANDES. Sem sobra de dúvidas a pior médica que passei na minha vida.
Cheguei no consultório, me atendeu de costas, me olhou com ar de superioridade esperando eu dizer alguma coisa.
Logo eu falei: "Dra, vim aqui porque estou precisando de sua ajuda."
Ela me olhou e fez movimentos com os ombros como quem diz: " E daí?"
Eu falei que estava precisando de ajuda porque diferentemente das outras vezes, não estava mais conseguindo emagrecer.
Ela me disse: " Claro, você esta velha e daí para pior".Tenho 48 anos.
Já foi logo me dizendo que se eu não fizesse atividades aeróbicas não adiantaria nada.
Ela sequer procurou saber se eu poderia ou não fazer atividade física.
Grossa e soberba o tempo todo.
Perguntou se eu tomava anticoncepcional.Eu disse que não e então perguntou como eu evitava. Falei que não fazia nada!. Ela me olhou e repetiu: " Ahhh nada... nada..."
Me pesou e já foi falando que eu deveria fazer a Bariatrica. Já comecei a perder a paciência e fui logo dizendo:
"Procurei uma endocrinologista porque pretendo emagrecer com um acompanhamento de um.profissional. Bariátrica será minha última opção.
Sai de lá revoltada. Não entendo como um ser como esse pode atender pessoas que vão buscar ajuda.

Marcela Maia disse...

Tambem fui lesada pela dra Sonata cheguei na clínica bonfiglioli paplpou meu pescoco e doi até agora...

Unknown disse...

Eu ia passar com ela, ia... rs

Unknown disse...

Ainda nem que pesquisei porque marqyri consulta para dia 08/12. Mas NÃO vou NÃO. Eu tô fora...deu medo dela 🥶

Anônimo disse...

Agendei com ela, mas já vou desmarcar..rs

Unknown disse...

Eu ia passar com ela! Ainda bem que pesquisei antes rsrs

Cecília disse...

Nossa! Marquei com ela para a semana que vem, vou desmarcar, sem dúvida nenhuma!!! Ainda bem que li os comentários.

Unknown disse...

Acreditem ela não mudo...passei por situação semelhante com esta médica está semana, na Clínica São Lucas, na Rua Demostenes, 507...segue meu post no meu perfil de Facebook com indignação: TEXTÃO:
O que dizer de uma profissional que te julga por sua aparência???
Indignação, repulso...sei lá, o que senti na hora foi tão intenso, que achei que infartaria ali mesmo, uma mistura de ódio, raiva, coração acelerado, aquele momento que você perde o controle, mas ao mesmo tempo trata com frieza, indiferença...
Procurar um profissional especialista em Endocrinologia por um diagnóstico há anos de nódulo na tireoide..
Associado à isso comecei contando o que me trazia ao consulta, onde minhas primeiras palavras foram:
Dra. Sonata Matheus Fernandes eu tenho um nódulo na tireoide e tenho dificuldade para emagrecer, minha alimentação é pouca, como normalmente 3 colheres de sopa de arroz(ela brutalmente me respondeu, para tudo será que vou ter que gravar(vocês não entendem que nãoexiste isso nãocomer e engordar), entao coma 1,5 colher
Gente todos que convivem comigo sabem, eu luto contra a balança faço exercício, (talvez nem tanto como deveria)
Mas vamos lá o minimo que eu esperava era que perguntasse quantos quilos eu pesava, ou melhor que me pesasse antes de me agredir com palavras de como se eu estivesse mentindo, omitindo minha rotina alimentar...EU NÃO COMO ESCONDIDO...EU ENGORDEI 10 KG DE A ÚNICA VEZ AOS 18 ANOS...e de lá para cá tenho resistência em perder PESO...
#irritada e indignada com a atitude de uma profissional que deveria me ajudar e entender o motivo pelo qual a procurei!!!
Será que volto na Clínica São Lucas, Rua Demostenes, 507 para levar meu resultado de exame? CLARO QUE NÃO, vou procurar um profissional mais humano, que possa me avaliar com o o ensinamento que ele teve ao se formar, primeiro lidar com pessoas, sentimento!
Tudo é preconceito, pelo amor, mais AMOR AO PRÓXIMO, pq. não olhar para o teu próximo e ver a dor que está sentindo e tentar amenizar pelo menos com palavras.
Isso porque estou falando de obesidade e quantas áreas mais as pessoas sofrem preconceito, quantos não conseguem colocar para fora quem são, por puro medo do que a sociedade impõe 😥😥😥😥
Sou obesa sim, mas não omissa, sedentária, relaxada😡😡😡😡

Unknown disse...

Acreditem ela não mudou...passei por situação semelhante com esta médica está semana, na Clínica São Lucas, na Rua Demostenes, 507...segue meu post no meu perfil de Facebook com indignação: TEXTÃO:
O que dizer de uma profissional que te julga por sua aparência???
Indignação, repulso...sei lá, o que senti na hora foi tão intenso, que achei que infartaria ali mesmo, uma mistura de ódio, raiva, coração acelerado, aquele momento que você perde o controle, mas ao mesmo tempo trata com frieza, indiferença...
Procurar um profissional especialista em Endocrinologia por um diagnóstico há anos de nódulo na tireoide..
Associado à isso comecei contando o que me trazia ao consulta, onde minhas primeiras palavras foram:
Dra. Sonata Matheus Fernandes eu tenho um nódulo na tireoide e tenho dificuldade para emagrecer, minha alimentação é pouca, como normalmente 3 colheres de sopa de arroz(ela brutalmente me respondeu, para tudo será que vou ter que gravar(vocês não entendem que nãoexiste isso nãocomer e engordar), entao coma 1,5 colher
Gente todos que convivem comigo sabem, eu luto contra a balança faço exercício, (talvez nem tanto como deveria)
Mas vamos lá o minimo que eu esperava era que perguntasse quantos quilos eu pesava, ou melhor que me pesasse antes de me agredir com palavras de como se eu estivesse mentindo, omitindo minha rotina alimentar...EU NÃO COMO ESCONDIDO...EU ENGORDEI 10 KG DE A ÚNICA VEZ AOS 18 ANOS...e de lá para cá tenho resistência em perder PESO...
#irritada e indignada com a atitude de uma profissional que deveria me ajudar e entender o motivo pelo qual a procurei!!!
Será que volto na Clínica São Lucas, Rua Demostenes, 507 para levar meu resultado de exame? CLARO QUE NÃO, vou procurar um profissional mais humano, que possa me avaliar com o o ensinamento que ele teve ao se formar, primeiro lidar com pessoas, sentimento!
Tudo é preconceito, pelo amor, mais AMOR AO PRÓXIMO, pq. não olhar para o teu próximo e ver a dor que está sentindo e tentar amenizar pelo menos com palavras.
Isso porque estou falando de obesidade e quantas áreas mais as pessoas sofrem preconceito, quantos não conseguem colocar para fora quem são, por puro medo do que a sociedade impõe 😥😥😥😥
Sou obesa sim, mas não omissa, sedentária, relaxada😡😡😡😡

Unknown disse...

Que bom que sempre pesquiso os médicos em tudo quanto é canto antes de passar, obrigada gente por poupar eu e meu esposo de passar nessa médica nada humana.

Angelica disse...

Também tive a infeliz experiência de passar numa consulta (se é que posso chamar assim) com ela. Foi um horror, nunca me senti tão humilhada e desrespeitada.
Quando tentei explicar meu caso, ela foi logo me cortando e dizendo p/ eu reduzir o consumo de refrigerante, (sendo que eu não consumo 1 gota há 8 anos) e outras coisas que demonstrava que ela não tinha ouvido nada do que eu tentei falar...
Agendei uma profissional, em outro lugar, que logo identificou o meu problema, que foi resolvido rapidamente.
Além de tudo, tive que ficar esperando muito além do horário, ela não respeitou os protocolos de segurança exigidos na época e tirou a máscara p/ tossir... Enfim, sai de lá chocada.